O impacto da localização residencial na sua rotina: como escolher o lugar certo para viver

Sumário

É inegável que a pandemia iniciada em 2020 fez muita gente recalcular a rota. A possibilidade do home office abriu os olhos para alguns fatores que, antes, eram considerados normais ― especialmente para quem vive nos grandes centros ―, como o tempo demandado para chegar ao trabalho. Com a volta ao presencial, a procura por uma localização residencial que proporcione mais qualidade de vida aumentou consideravelmente.

Entretanto, quais os aspectos que, de fato, irão gerar impacto na sua vida e na sua rotina? É claro que muitos fatores individuais devem ser considerados, mas existem alguns que são quase universais. Afinal, quem não gostaria de poder comprar um pão quentinho logo pela manhã ou perder menos tempo no trânsito?

Continue neste artigo para compreender os principais pontos de uma localização residencial privilegiada e números que demonstram o impacto da qualidade de vida na sua rotina. 

Qualidade de vida: veja o impacto da localização residencial certa na sua rotina

Uma pesquisa da CNI mostrou uma realidade que os moradores das grandes cidades já sentem na pele: 36% dos brasileiros que residem nelas passam mais de 1 hora por dia no trânsito. Parece muito? A pesquisa mostra outro dado ainda mais assustador: 8% deles ficam até 3h por dia presos em engarrafamentos. 

Além disso, o levantamento traz as consequências desse tempo perdido:

  • 60% já chegaram atrasados e/ou estressados nos seus compromissos;
  • 51% acreditam haver impacto sobre a produtividade;
  • 55% dizem que perdem em qualidade de vida;
  • 23% perderam um dia inteiro de expediente;
  • 26% perderam uma reunião importante;
  • 34% perderam um período de trabalho.

Ou seja, para quem trabalha fora de casa, a proximidade ao trabalho ou fácil acesso a ele são imperativos para equilibrar a jornada e a qualidade de vida. Contudo, não é apenas isso que importa. 

Para famílias com filhos, é essencial considerar a proximidade de creches e escolas para facilitar o dia a dia e garantir a segurança dos pequenos. Antes de decidir sobre sua nova residência, verifique cuidadosamente a segurança do bairro e, se estiver optando por um condomínio, avalie também as medidas de segurança oferecidas pelo empreendimento.

Transporte público, unidades básicas de saúde e serviços são pontos que, igualmente, devem ser analisados. Porém, ainda, há um critério que pode ser muito interessante para quem quer viver bem: sabia que morar próximo ao mar está ligado a uma saúde melhor?

Em conclusão, pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, realizaram um estudo revelador. Analisando 15.000 pessoas, descobriram que a saúde autodeclarada daqueles que residiam até 2 km da praia melhorou significativamente em 37,9%. Distâncias maiores apresentaram melhorias de 6,7% e 18,2%. Investir em qualidade de vida e localização residencial pode ser tão simples quanto estar próximo ao mar!

Conheça três opções de localização residencial que se destacam na Grande Florianópolis

1. Centro, Ilha de Florianópolis

Ela não é conhecida como Ilha da Magia por acaso. Afinal, é difícil conhecer e não se encantar com as belezas e a cultura de Florianópolis que, além destes atrativos, ostenta o título de capital que proporciona a melhor qualidade de vida no país.

Esse equilíbrio entre o bem-estar e a vanguarda ― a cidade é a casa de quase 6 mil empresas da área de tecnologia ―, certamente, faz surgir ótimas oportunidades tanto para quem quer morar quanto para quem deseja investir na capital catarinense. Especialmente quando o assunto são os imóveis de alto padrão. No Centro da cidade, o Vitale Residence se ressalta pelo projeto prático e detalhado, que alia a tecnologia e proximidade à natureza. Com apartamentos de 2 e 3 dormitórios, o empreendimento da Beco Castelo fica a poucos minutos da Beira Mar Norte, um dos endereços mais cobiçados da cidade.

Mas não é preciso sair do home club para perceber a conexão com a natureza. As áreas sociais do Vitale Residence se estendem pelo térreo, proporcionando um contato direto com o céu e a natureza, em um condomínio automatizado. Conheça todos os detalhes desse surpreendente empreendimento neste link.

2. Estreito, Região Continental de Florianópolis

No entanto, não é somente a Ilha que reserva os encantos de Florianópolis. Na região Continental, o bairro Estreito se destaca pela valorização e pelo novo estilo de vida alto padrão que vem proporcionando aos seus moradores. É aqui que está outro grande nome no portfólio da Beco Castelo, o Santorim Exclusive Residence.

Com apenas 27 unidades, é perfeito para quem busca uma vida completa, tranquila e de qualidade. Todos os apartamentos do residencial contam com 3 suítes e atenção aos detalhes para oferecer o máximo em qualidade de vida. Tudo isso a poucos minutos do Centro da cidade e de um dos maiores cartões-postais de Santa Catarina: a Ponte Hercílio Luz. A localização privilegiada, claro, garante muita comodidade, como estar perto de escolas, farmácias, supermercados e restaurantes, além do fácil acesso às principais vias da região.

Ou seja, morar no Estreito é ter para si o melhor dos dois mundos: a serenidade da vida próxima à natureza, porém sem abdicar das facilidades da cidade grande. Conheça o Santorim Exclusive Residence e se surpreenda com este refúgio próximo ao mar.

3. Campinas, São José

A proximidade com a capital do estado, Florianópolis, sempre foi um ponto de destaque para São José. Entretanto, há alguns anos, esse deixou de ser o único ponto positivo da cidade. Tecnologia, comércio, indústrias, infraestrutura e paisagens que não perdem em nada para as da Ilha de Santa Catarina são responsáveis por garantir a qualidade de vida de quem mora ― e a rentabilidade para quem decide investir em imóveis. Tanto que, em 2023, conquistou o topo no ranking da valorização imobiliária.

Em São José, o bairro Campinas se sobressai quando o assunto é qualidade de vida. Muito se deve a se encontrar próximo à beira-mar que, além da beleza, oferece diversas opções de lazer. Praça de jogos, pistas de skate, quadras poliesportivas, jardins e espaço para caminhadas e prática de atividades físicas ao ar-livre tornam esse um dos locais mais queridos e frequentados da cidade. A presença de escolas, shoppings, academias, supermercados, opções de serviços e restaurantes, inclusive, ajudam esse bairro a figurar entre os com melhor custo-benefício de São José.

Novo lançamento imobiliário da Beco Castelo, o Château Meirelles é o primeiro Art Living de Santa Catarina e se propõe a aliar a arte de morar com a segurança de um excelente investimento. O empreendimento surpreende pela elegância e funcionalidade. Com apartamentos de 91m² a 185m² e 2 ou 3 suítes, ainda apresenta mais de 20 espaços de lazer. A arquitetura contemporânea, junto a um paisagismo integrado que valoriza o passeio público, igualmente merece destaque.

Entre em contato com um dos consultores da Beco Castelo e descubra o impacto de viver em um imóvel de alto padrão, que é uma verdadeira obra de arte.

Receba conteúdos da Beco Castelo em seu e-mail

Cadastre-se abaixo e acompanhe.

Compartilhe

Conteúdo relacionado

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Fale conosco

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Château Meirelles

Tour 360º: Apartamento Final 03

Veja fotos